quarta-feira, 23 de março de 2016

Fanfics: o mundo das ficções (por e para fãs)


De forma contínua e crescente, a mídia, em suas mais distintas formas, invade casas, escolas, mercados, empresas, ruas e tantos outros espaços que possamos imaginar. Considere: dificilmente encontramos alguém na rua que não seja fã de algo ou alguém (cantor, ator, livro, banda, série, filme, videogame, etc).
Dentre as opções de abrangência, a internet oferece uma maior liberdade de expressão e divulgação. É neste espaço virtual que fãs buscam maiores informações sobre seus alvos de admiração, encontrando-as em sites e blogs dedicados a determinado tema (como fã-clubes digitais).
Ora, isso não é nenhuma novidade, eu sei, mas não vim trazer informação e notícia tão generalizada assim.
Meu objetivo em especial desta vez é falar a respeito das fanfics: ficções escritas por fãs e para fãs sobre esses inúmeros produtos midiáticos tão presentes em nossas vidas.


As fanfics (ou fanfictions) são narrativas ficcionais escritas por pessoas que gostariam de modificar, incrementar ou inventar algo mais sobre um determinado assunto, seja por insatisfação pelo final de certo filme ou livro, ou por aquele personagem que gostaria que tivesse seguido outro rumo em uma história qualquer. Essas narrativas, também carinhosamente chamadas de fics, tendem a ocorrer em um universo paralelo à história original e quem segue às regras das boas fanfics sabe que não deve interferir em direitos autorais.
Bem, mas falando em regras, elas variam de site para site, considerando os princípios e termos de legais para o público usuário.
Considerando que eu mesma sou usuária dessas plataformas de leitura e escrita alternativa, achei que seria interessante indicar alguns sites aqui no Mitch, principalmente considerando o incentivo à cultura um dos nossos objetivos:
Estes são apenas alguns sites e blogs dedicados a escritores e leitores que buscam extravasar sua criatividade e expor suas ideias alternativas.

Como já disse, cada espaço desses abriga usuários sob seus próprios termos e regras. Alguns dispõem de ferramentas e categorias que talvez outros não ofereçam (como acesso a editores, no Mesa do Editor, ou publicação de desenhos, no FF-SOL), mas, para cada caso em particular, o leitor e/ou escritor interessado deve pesquisar e ler as informações dispostas em cada domínio para ver se encontra exatamente o que procura. Opções não faltam.
Sou usuária do espaço Nyah! Fanfiction (quem quiser pode me catar lá como M Iashmine M) e posso dizer que estes sites são verdadeiras minas de ouro de criatividade. Com o apoio de leitores e com regras perfeitamente aceitáveis, é possível criar um mundo inteiro e mostrá-lo às pessoas. Sempre existe algo de especial em cada história publicada.
Eu recomendo para quem gosta de criar: coloque suas ideias em uma página e mande ver! Arrisque e busque por pessoas que tem os mesmos gostos e objetivos que você!



Boa semana, queridos!

Beijão!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário